-
Simpósio sobre Gestão Contemporânea reúne comunidade acadêmica
Simpósio sobre Gestão Contemporânea reúne comunidade acadêmica
4 de novembro, 2011Mariane Menezes – mariane@isead.com.br
A Universidade Estadual Vale do Acaraú em Pernambuco congregou alunos, professores e funcionários no 1º Simpósio de Gestão Contemporânea da instituição, promovido no último dia 18 de outubro, no Colégio Nossa Senhora do Carmo. O evento, pautado por múltiplas abordagens, envolveu as áreas de recursos humanos e de gestão estratégica quanto à atuação no cenário econômico atual.
Cerca de 240 alunos participaram do Simpósio, que, de forma científica e mercadológica, discutiu administração de conflitos, a nova ferramenta de coach gerencial e a pedagogia empresarial aplicada para os Recursos Humanos. “Em suma, abordamos as intempéries do processo e suas estratégias”, conta a coordenadora dos Cursos Sequenciais da UVA, Vanessa Pedrosa, que idealizou o evento.
Para a professora, é fundamental que os alunos de nível superior envolvam-se em discussões sobre gestão contemporânea. “É muito importante que os estudantes visualizem o que está acontecendo na atualidade. Essa experiência lhes possibilita uma metarreflexão da atual e futura práxis profissional. Portanto, discutir gestão é essencial para a formação do aluno de RH e de Pequenas e Médias Empresas.”
Vanessa Pedrosa reforça a necessidade de permanente atualização para o gestor. ”Saber o que perpassa no cenário gerencial facilita a busca pelo sucesso da empresa. O bom gerenciamento é sinônimo de êxito – ou seja, saber lidar com habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores é o segredo do sucesso”, ressalta.
Mestrado – A ideia do Simpósio surgiu a partir dos estudos da professora Vanessa Pedrosa no Mestrado em Administração na Universidade Federal de Pernambuco. “Estamos, o tempo inteiro, nos questionando acerca do modelo de gestão e suas estratégias. Por isso, a ideia de discutir, com os discentes, o que o mercado hoje solicita de um gerente e suas estratégias de êxito para o negócio. É preciso lembrar que eles que fazem parte de cenário como atores sociais”, conclui.