-
Confira: 12,5 mil bolsas de graduação no exterior
Confira: 12,5 mil bolsas de graduação no exterior
11 de janeiro, 2012
O governo federal anunciou a abertura das inscrições para 12,5 mil bolsas para graduação nos Estados Unidos, Reino Unido,Alemanha, Itália e França. O Canadá também está incluso no programa, com 500 vagas para cursos técnicos voltadas para estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
As bolsas fazem parte do programa Ciência Sem Fronteira, que tem como objetivo incentivar brasileiros a complementarem sua formação no exterior. Ao todo, estão previstas 101 mil bolsas até o ano de 2014. Dessas, 75 mil serão financiadas pelo governo e 26 mil pela iniciativa privada.
Os interessados poderão concorrer às bolsas por meio de chamadas públicas que serão coordenadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
As inscrições para as bolsas, que são todas na modalidade sanduíche – quando o aluno alterna o período de estudo entre o Brasil e outro país, poderão ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2012 e o início das atividades docentes está previsto para agosto ou setembro deste ano.
Estudantes que tiverem um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estiverem interessados em concorrer às bolsas terão acesso a cursos de idiomas no Brasil. Após serem selecionados, os estudantes poderão aprender, durante seis a oito meses, o idioma do país em que serão bolsistas. A iniciativa deve ser ampliada a partir de 2013.